Apóie a imprensa democrática e popular

Expansão de assentamentos israelenses revolta palestinos em Silwan

Por Patrick Granja / A Nova Democracia

Centenas de palestinos que habitam a cidade de Silwan, em Jerusalém Ocidental, entraram em confronto com Polícia de Fronteira Israelense na noite do dia 26 de agosto. Segundo informações, alguns colonos tentaram derrubar a porta de uma mesquita na tentativa de invadi-la na calada da noite. O barulho chamou a atenção dos palestinos que dormiam no local. Eles gritaram pedindo ajuda e rapidamente as ruas de Silwan foram tomadas por jovens árabes com os rostos cobertos, em um confronto de três horas com as tropas sionistas.

Os conflitos em Silwan não são de agora e a tentativa de invasão à mesquita por colonos israelenses não foi a única motivação dos jovens palestinos para o combativo protesto que tomou as ruas de Jerusalém Ocidental. Desde que o Estado sionista anunciou a demolição de 88 casas de palestinos no bairro de Bustan, vizinho à Silwan, a maioria árabe que vive na região começou a deflagrar consecutivas manifestações, a maioria delas duramente reprimida pelas tropas do exército fascista de Israel. No local, onde vivem dezenas de famílias, o Estado sionista pretende construir um parque turístico.

No protesto desta quinta-feira, quatro carros e duas motos foram incendiadas pelos manifestantes, que enfrentaram a polícia por horas, atirando pedras e coquetéis molotov contra a repressão. Um colono israelense de 22 anos foi o único ferido. Ele foi atingido por uma pedrada. Dentre os jovens palestinos, ninguém foi preso ou ferido.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s