Apóie a imprensa democrática e popular

Pescadores peruanos enfrentam a polícia em protesto por melhores salários

Por Patrick Granja / A Nova Democracia

Em Chimbote, capital da Província de Santa, situada no Departamento de Ancash, centenas de trabalhadores da empresa Pesquera Hayduk SA foram às ruas no dia 10 de agosto para exigir melhores salários. Segundo o secretário geral do Sindicato dos Pescadores, Tito Mendoza, os acordos trabalhistas conquistados pela categoria, garantem aos trabalhadores o pagamento de 1,6 dólares por tonelada de peixes, o que segundo eles, já é um valor muito baixo. Mas não para a Hayduk AS, que descumpre os acordos e paga aos pescadores entre 0,60 e 0,75 dólares por tonelada.

A polícia chegou para reprimir os trabalhadores jogando bombas de gás lacrimogêneo e dando tiros de bala de borracha a esmo contra a multidão. Corajosamente, os pescadores resistiram com pedras e morteiros e 10 deles ficaram feridos, 3 com gravidade.
— Meu irmão, Inocêncio Iparraguirre, foi levado às pressas para o hospital Essalud, em Piura, onde foi operado, mas infelizmente perdeu a visão do olho esquerdo. Ele foi atingido por um tiro no rosto. Os outros companheiros feridos passam bem e estão se recuperando em um hospital em Chimbote — disse o irmão do homem ferido, Humberto Iparraguirre.

No dia 24 de agosto, os pescadores se queixaram da violência policial e dos baixos salários com o Diretor Regional do Ministério do Trabalho, Milton Vasquez Rojas, que não deu nenhuma garantia de que punirá os donos da pesquera Hayduk SA, muito menos os policiais que atiraram contra os trabalhadores. Por essas e outras, o sindicato que representa a categoria anunciou que novos protestos serão realizados nas próximas semanas e até que haja uma garantia de melhores salários, os pescadores não vão trabalhar.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s