Apóie a imprensa democrática e popular

Greve geral e combativos protestos encurralam Estado fascista no Panamá

Por Patrick Granja / A Nova Democracia

Depois que o gerenciamento fascista de Ricardo Martinelli aprovou a lei n° 30, os trabalhadores panamenhos se rebelaram, cruzando os braços e enfrentando as tropas de repressão do Estado. A lei flexibiliza os direitos trabalhistas, as restrições para exploração do solo e das florestas pelo imperialismo, assim como modifica o código penal, criminalizando greves e manifestações e criando obstáculos às investigações dos crimes da polícia, em suma, o texto abre as portas do país para o imperialismo, com baixos salários, frivolidade dos direitos dos trabalhadores, carta branca para a polícia assassina e aval do Estado para a pilhagem dos recursos naturais do país.

Mas para que esse golpe se concretize Martinelli ainda terá que passar por cima do rechaço popular, que levou milhares de panamenhos às ruas em combativos protestos na capital, na província de Veraguas e, principalmente, em Boca Del Toro, onde camponeses bananeiros cruzaram os braços por uma semana e sitiaram a província, expulsando a polícia e ocupando a ponte que dá acesso à região. Os trabalhadores bocatorenos enfrentaram a polícia por horas até que a tropa de choque federal, com 400 homens, chegou à província, acirrando mais ainda o confronto.

Até agora, dois homens foram mortos pelas tropas da reação — entre eles o líder sindical Antônio Soares, 30, funcionário da Bocas Fruit Company — e centenas de pessoas ficaram feridas. A covardia da polícia fez com que professores de escolas e universidades do Panamá cruzassem os braços em apoio aos bananeiros, dando início a uma greve geral no país. Apesar de o monopólio dos meios de comunicação insistir em noticiar o fim da greve, as organizações mais combativas afirmam que os trabalhadores ainda estão com os braços cruzados e que as notícias que contrariam essa informação são fruto da ação de oportunistas que servem ao Estado como parasitas no movimento operário.

Clique nas fotos para ampliar
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s