Apóie a imprensa democrática e popular

Protestos tomam as ruas de Toronto durante encontro da cúpula do imperialismo

Por Patrick Granja /A Nova Democracia


No último fim de semana, representantes do G20 — os 19 países do mundo, que juntamente com a União Européia, compõe o mais sólido fórum do imperialismo no mundo — se reuniram em Toronto, no Canadá, para discutir novas estratégias de dominação dos povos e opressão aos trabalhadores em todos os continentes, em especial na Europa, onde os chamados planos de austeridade estão causando cortes de salários e a demissão de milhares de trabalhadores. Pensões e aposentadorias também estão sofrendo severos cortes neste que se configura como um dos maiores golpes do imperialismo contra os trabalhadores europeus, principalmente em países como a Grécia, a Espanha e a Romênia.

O encontro do G20 levou milhares de manifestantes às ruas de Toronto. Os protestos terminaram com mais de 500 pessoas presas. Carros de polícia foram incendiados pela massa e dezenas de vitrines de bancos, de grifes e de outros centros comerciais imperialistas foram destruídas. O confronto mais violento aconteceu quando manifestantes marcharam em direção a um centro de detenção provisória que abrigou os ativistas presos durante os protestos. A polícia atacou a marcha com bombas de gás lacrimogêneo e tiros de balas de borracha. A massa respondeu ao ataque com pedras e coquetéis molotov.

Mais de 1 bilhão de dólares foram gastos pelo primeiro-ministro canadense Stephen Harper para refinar o aparato opressivo da polícia de Toronto, que contava com 20 mil policiais nas ruas durante o encontro do G20. Mesmo assim, a estrutura não foi suficiente para conter a fúria de milhares de manifestantes de dezenas de países. Até mesmo a Universidade de Toronto foi invadida pela polícia e 70 estudantes foram presos acusados de participar das manifestações.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s