Apóie a imprensa democrática e popular

Trabalhadores em greve e estudantes ocupam as entradas da reitoria da USP

Por Patrick Granja / A Nova Democracia

Na manhã desta terça-feira, mais de 200 pessoas — entre funcionários da Universidade de São Paulo, em greve desde o dia 4 de maio, e estudantes que apóiam o movimento dos trabalhadores — reuniram-se em frente ao prédio da reitoria e bloquearam seus acessos, até que seja retomada a negociação com o movimento, que reúne funcionários da USP, Unicamp e Unesp. Segundo informações dos trabalhadores e estudantes, a polícia já foi chamada pela direção da USP para reprimir o movimento.

A polícia passou por aqui mais cedo, mas não fez nada, houve um boato de que eles (tropa de choque da PM) iriam vir, mas até agora não vieram — disse o diretor de base do Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp), Magno de Carvalho, inteirando que mais mil pessoas são esperadas na entrada do prédio da reitoria ainda esta tarde, quando será realizada uma assembléia de funcionários.

No dia 11 de maio, como informou este blog, estudantes e funcionários bloquearam a Rua Itapeva, no centro da capital, para realizar um protesto e pressionar a direção das universidades a atender a exigência de 16% de reajuste salarial para todos, além de 6% para os servidores técnicos. Mesmo com toda a pressão, a reivindicação não foi atendida e a greve já completa três semanas.

Os trabalhadores exigem o estabelecimento de isonomia salarial entre funcionários e professores, desde que os docentes receberam 6% de aumento em fevereiro, após uma longa maratona de greves e agitações, que motivou os funcionários a seguir o mesmo caminho de luta.

Além disso, o movimento reivindica um aumento salarial de 16% — como reposição de inflação e das perdas históricas — mais uma parcela fixa de 200 reais, para diminuir o abismo entre o maior e o menor salário dentre os trabalhadores na universidade.

Ainda de acordo com Magno Carvalho, amanhã, 12 ônibus sairão da USP em direção à Unicamp — que abriga o Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) — onde será realizado o Ato Unificado dos funcionários das três universidades.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s