Apóie a imprensa democrática e popular

Policiais do BOPE assassinam menino de 16 anos na favela Mandela III

Por Patrick Granja / A Nova Democracia

Na manhã de ontem (27/10), policiais do batalhão de Operações Especiais da PM invadiram a favela Mandela III, no complexo de Manguinhos e, segundo denúncias dos moradores, balearam o jovem Rafael Rocha Ribeiro, de 16 anos. O rapaz havia saído de casa para comprar pão e deixar seu irmão mais novo na creche. Na volta para casa, foi surpreendido por tiros disparados de um terreno ao lado da Refinaria de Manguinhos, que fora ocupado por policiais do BOPE. Ainda segundo denúncias, os PMs atiravam do local para dentro da favela, indiscriminadamente, vindo a acertar Rafael, que chegou a ser levado para o Hospital Geral de Bonsucesso, mas morreu ainda no caminho.

Rafael era um bom menino. Cursava a 5ª série na Escola Municipal Oswaldo Cruz, na avenida dos Democráticos. Tinha levado o irmão na creche, passou na padaria e nesse meio tempo começou o tiroteio. Ele se abrigou em um beco e saiu quando os tiros pararam. Acho que a polícia deve ter visto ele saindo de um beco, com um saco de pão na mão, e o confundiram com bandido. Ele trabalhava desde os sete anos e este ano fazia curso preparatório. Seu sonho era ingressar na Marinha — conta o tio, Douglas Gomes da Rocha.

Horas depois, mais de cem moradores bloquearam a Avenida Leopoldo Bulhões para protestar e foram reprimidos por policiais militares. Blocos de concreto e entulho foram atirados na pista que ficou bloqueada por mais de uma hora.

Rafael foi mais uma vítima da nova onda de ataques da polícia de Cabral às favelas da cidade, inaugurada com o falso pretexto de reprimir a quadrilha que comandou a invasão ao morro dos Macacos, na qual um dos helicópteros da PM foi derrubado pelos traficantes. Desde então, trabalhadores em bairros pobres do Rio vivem o inferno nas mãos das fileiras corruptas e sanguinárias comandadas pelos gerenciamentos de turno (Leia reportagem completa em AND 59. Breve nas bancas).

Anúncios

Uma resposta

  1. companheiro, eu acompanho seu blog e sempre acesso para ler as materias, além de ler o AND. proponho que vc poste mais vezes seus textos são muito bons.

    16 de novembro de 2009 às 17:01

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s